IPVA Atrasado

Todo proprietário de veículos precisa quitar no início de cada ano o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), cuja tributação pode ser quitada em cota única ou, se você preferir, poderá parcelar o pagamento. Porém, caso deixe de pagar a tributação, o IPVA Atrasado pode gerar consequências graves para o condutor, inclusive a apreensão do veículo. Veja a seguir como legalizar a situação do IPVA atrasado.

Como pagar o IPVA atrasado?

Como pagar o IPVA atrasado? Confira a seguir

Entretanto, alguns proprietários acabam perdendo o prazo do pagamento e, como se sabe, qualquer vencimento precisa ser quitado com o acréscimo de juros. Se você está com o seu IPVA atrasado, fique tranquilo que neste artigo vou te mostrar o que precisa fazer para ficar em dia e poder dirigir ou pilotar o seu veículo com toda a tranquilidade. Confira!

Como pagar IPVA atrasado

Se você se esqueceu de pagar o seu IPVA 2017 e o prazo de vencimento expirou deverá se dirigir pessoalmente ou então acessar o site da Secretaria da Fazenda do seu estado para solicitar a nova guia de pagamento. O sistema vai gerar o novo boleto com os juros e o valor atualizado.

IPVA Atrasado - pagamento do IPVA

IPVA Atrasado – pagamento do IPVA

Em alguns estados é possível solicitar o boleto do IPVA atrasado por meio das seguintes agências bancárias: Bradesco, Banco do Brasil, Caixa, Santander e Itaú. Mas para saber se algum deles atende a sua região como parceira do Estado é importante que acesse o respectivo site para se certificar.

Com o novo boleto é só escolher a melhor forma de pagamento: Internet Banking, agência bancária física ou nas Casas Lotéricas.

Consulta IPVA

Além da Secretaria da Fazenda e as principais instituições bancárias você pode fazer a consulta do seu IPVA através do site do DETRAN de sua região. Com a consulta você fica sabendo qual é o valor que precisará pagar sobre o IPVA 2017 e ainda poderá conferir se o seu veículo não possui nenhuma multa ou débito.

Consulta IPVA

Consulta IPVA

Para isso, basta acessar o site do DETRAN do seu estado e procurar a opção “IPVA”. Você será redirecionado para uma nova página em que deverá fornecer o número do seu RENAVAM e o código de segurança da página. Em seguida, é só clicar no botão “Consultar” para ter acesso à área restrita do site e conferir todas as informações.

Multa por IPVA atrasado

Como já foi dito antes, se você não pagar o seu IPVA antes do vencimento precisará quita-lo com o acréscimo de multa. Para se ter ideia, os juros de mora são o equivalente a 20% do valor do documento atrasado e mais uma taxa de 1% ao mês referente aos valores iniciais atrasados.

Multa por IPVA Atrasado

Multa por IPVA Atrasado

Parcelamento de IPVA

Diferente de outras dívidas públicas, o IPVA não permite renegociações, ou seja, se você não quitar imediatamente o seu tributo o mesmo terá os seus valores acumulados. Mas se você não tiver como quitar o valor integralmente poderá solicitar o parcelamento, o qual contará com os devidos juros.

Todos os anos, a tabela do IPVA é divulgada com as datas de pagamento, a qual cabe a você escolher a melhor opção: cota única com ou sem desconto e parcelamento do imposto em até 3 vezes. É importante que você fique atento aos prazos para não correr o risco de perder a chance de pagar mais barato. Se puder, prefira o pagamento em cota única com desconto que é mais vantajoso.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5.00 out of 5)
Loading...